FILIPINAS

Setembro 8, 2020 0 Por Patrícia Muniz

Filipinas é composta por mais de 7 mil ilhas que se destacam por suas paisagens surpreendentes.

É um verdadeiro paraíso no Sudeste Asiático, pouco explorado pelos brasileiros e com um povo local muito simpático e prestativo!

Manila, a capital que está em constante crescimento com vários projetos em construção, é bem agitada e tem um trânsito bastante movimentado também.

No entanto, senti muita segurança, pois este é um assunto que eles levam bastante a sério. Mesmo sendo hóspede, é necessário passar sempre por detectores de metais antes de entrar no hotel e esse cuidado também se estende a shoppings, lojas e aeroporto.

O bairro de Makati oferece ótimas opções de hospedagens, entretenimento, lazer e compras. Destaco o hotel Raffles, bem exclusivo para quem gosta de pouca movimentação e o The Peninsula, que nos hospedamos onde tudo acontece.

Gostei bastante do seu lobby, amplo e confortável, sempre com música ao vivo, além do lounge e bar Salon de Ning, com ótimas opções de drinks e ambiente delicioso. O hotel possui uma academia super completa, SPA, área de piscina agradável e vários restaurantes. É grande mas sem perder o requinte.

Outro local que adorei foi o restaurante Blackbird, localizado em frente ao The Peninsula, que funciona onde foi o aeroporto de Manila.  O local onde era a torre de comando é uma sala para jantares privativos. É necessário reservar.

O The Crystal Dragon é um chinês que achei fantástico, ele fica dentro do Nuwa, hotel que faz parte de um complexo onde encontra-se também o hotel e restaurante Nobú, o Hyatt Regency, além de um cassino.

Manila

Em Borocay, a hospedagem foi no hotel Asya Premier Suítes e visitamos também o Shangri-la e o Crimson, todos 3 excelentes, porém cada um com suas peculiaridades.

As praias de Borocay são lindas, águas em diferentes tons de azuis, ótimos passeios de barco, várias atividades aquáticas e um centrinho legal.

Resumiria Borocay: Hotel excelente + praia. Mais turística que as outras que descrevo a seguir. Para nós não da aquela sensação de estar conhecendo algo tão diferente e extraordinário, além do fato, claro, de estar na Ásia.

Borocay

E o que falar de El Nido e Coron, ambas na ilha de Palawan?! Sem dúvida, na lista dos lugares mais lindos que já visitei, e a comprovação imediata de que valeu a pena atravessar o Mundo!

Uma cor de água ora azul turquesa, ora verde esmeralda, nada de turismo de massa, cavernas, rochedos, uma riquíssima vida marinha. É a melhor parte das Filipinas, com certeza!

Em El Nido, a hospedagem foi no El Nido Resort Lagen Island, um dos 04 hotéis pertencentes aos grupo El Nido Resorts. A Ilha de Lagen fica situada entre uma floresta de quatro hectares, que conta com uma variedade enorme de espécies de animais e uma lagoa calma, perfeita para andar de caiaque ou fazer stand up. É uma ótima opção de hospedagem.

Logo que chegamos para efetuar o check-in, recebemos um menu de pássaros e mamíferos que habitam a região, achei superinteressante poder observar de perto os animais e identificar as suas espécies escutando os seus sons. Essa imersão com a fauna e flora local foi fantástica!

E os dias se passaram entre passeios e assistir ao o nascer e o pôr do sol, impressionada com as cores do mar, falésias e rochedos, mergulhando, fazendo snorkel, caiaque…explorando tudo! Uma paz enorme diante de tanta beleza. Uma sensação inusitada ao apreciar a natureza diferente e tão distante do que estava habituada, bem ali diante dos olhos e, agora, na memória.

Destaco, ainda, os almoços preparados na hora nas ilhas durante os passeios. Uma culinária local, que tem influência dos seus vizinhos asiáticos e também espanhola, fruto da sua colonização. Isso, as Filipinas foi colonizada pelos espanhóis, por isso o seu nome, em menção ao Rei Felipe II da Espanha!

Há três passeios famosos na região e que não podem deixar de ser realizados; Small lagoon, Big lagoon e a Snake island. Cada nova ilha, uma surpresa e uma nova paisagem arrebatadora, destino maravilhoso.

El Nido

E quando você acha que já se surpreendeu bastante com El Nido, chega em Coron e fica mais extasiada, por que ela é tão linda e com o diferencial de ser menos explorada, ainda!

Em Coron existem vários navios antigos naufragados, então para quem gosta de mergulhar é um verdadeiro parque de diversões.

Nos hospedamos no Two Seasons Coron Isand Resort e SPA. Gente, que delícia de hotel! Bangalôs com o pé direito alto, bem decorados e confortáveis, massagens relaxantes depois dos dias longos de atividades. Além de surpresinhas no jantar, pois a cada noite, eles montavam a mesa em um lugar diferente, na praia ou no jardim. Sempre querendo agradar ao máximo, e conseguiram!

A sobremesa mais tradicional das Filipinas é o Halo-Halo, uma mistura de gelo raspado, sorvete de inhame roxo, leite condensado, geleias, frutas e… feijão, que sem ele seria até gostosinho kkkk

Para os fãs de frutas, imperdível provar a manga Filipina, um pouco mais doce que a nossa, mas na medida certa e com menos fibras, deliciosa! Comia todo os dias no café da manhã.

As línguas faladas nas Filipinas são o inglês e o filipino, e a moeda local é o peso filipino.

O Pump boat é algo bem tradicional, são barcos com uma estrutura larga para oferecer estabilidade para os turistas e pescadores.

Para quem gosta de natureza, esportes aquáticos e paisagens surpeendentes é uma viagem que recomendo bastante!

Coron