LISBOA E ARREDORES

Janeiro 11, 2021 0 Por Patrícia Muniz

Aquele destino, que antes era apenas parada de uma ou duas noites para comer um pastel de Belém e descansar no retorno de outros países da Europa, virou a queridinha dos brasileiros e principal destino da viagem.

Muitas vezes, é mais rápido ir para Lisboa que para outras cidades do Brasil, dependendo de onde estivermos. O voo direto saindo de Recife é fantástico, permitindo passar apenas alguns dias e voltar para a rotina rapidamente.

A gastronomia, mesma língua, preço bom, fácil deslocamento entre as cidades, praias, vinícolas, hotelaria de primeira, restaurantes e bares que não param de inaugurar, segurança. Além daquela sensação de que estamos a redescobrir as próprias raízes ao visitar Portugal.

Na última viagem que fiz, em setembro de 2020, fui para fazer uma atualização dos hotéis, restaurantes, empresas de receptivo e conhecer Comporta, uma praia superinteressante a 1:30 de Lisboa de carro. Estive em Cascais também e detalharei aqui.

Lisboa, capital de Portugal, é a única na Europa em que o sol se põe no mar, então fazer um passeio de barco pelo Rio Tejo observando o pôr do sol no mar é fantástico. Fui em um veleiro e pude ver também alguns dos principais pontos turísticos de Lisboa e tomando um vinho branco foi uma experiência memorável! Todo esse passeio pode ser personalizado, inclusive com sushi a bordo. E o melhor: não atrapalha em nada o dia e as outras programações.

Os três hotéis que me hospedei lá foram excelentes para diferentes perfis. O Lisbon Art Stay é um apartamento de um, dois e três quartos localizada na Baixa de Lisboa. As donas são design de interiores e nenhum quarto é igual ao outro. Ele parece uma galeria de arte, supercolorido e alto astral. As portas dos quartos são desenhos dos rostos de vários amigos deles, e até o rótulo do vinho que servem foram desenhados pelos proprietários. Todas as noites música ao vivo no bar/restaurante com inúmeras opções de drinks.

O Corinthia é aquele hotel cinco estrelas extremamente confortável. Uma decoração clean e sofisticada que faz a diferença. Há um SPA enorme e um restaurante delicioso, o Erva, além de um bar com uma atmosfera bastante agradável e comidas gostosas, o Soul Garden. Fica localizado em uma área residencial. Para quem busca mais tranquilidade com um conforto absoluto, esse é o hotel.

O H10 Duque de Loulé foi um hotel que me surpreendeu, muito charmoso em todos os aspectos, possui um rooftop, onde é possível apreciar a vista linda de Lisboa. Rooftop é algo bem comum por lá agora, pois a maioria dos hotéis está investindo nisso. Ele oferece também um café da manhã muito bem apresentado e decoração chiquezinha. Todo pequeno e fofo.

Vários Museus estão em Lisboa como o dos Coches, do Traje, da Marinha, da Marioneta e o mais novo é o MAAT- Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

A Torre de Belém, Castelo de São Jorge e Mosteiro dos Jerônimos considero paradas obrigatórias.

O Jncquoi, um misto de de restaurante, bar e loja masculina tem um ambiente lindo. Daqueles lugares imperdíveis. São dois na avenida da Liberdade; o Jncquoi Avenida e o Ásia, além de uma varanda deliciosa para almoço ou um café à tarde. Será inaugurado, em breve, um em Comporta.

Em pleno Chiado, está o bairro do Avillez, um complexo de quatro restaurantes, Páteo, Taberna, Pizzaria e Mini Bar, todos os pratos assinados pelo famosos chef José Avillez. Destaco o Mini Bar com menu degustação, servindo em pequenas porções em um ambiente delicioso.

Para comer um bom bacalhau, opções não faltam, destaco três: Casa do Bacalhau, Solar dos Presuntos e o D´Bacalhau no parque das Nações, podendo agregar a um passeio ao Oceanário ou simplesmente observar a movimentação por lá enquanto almoça.

Adoro o Time Out no mercado da Ribeira, um conceito criado pela equipe da revista Time Out, que esta presente em vários lugares do mundo. Trata-se de 26 restaurantes, 8 bares e lojinhas com tudo o que existe de melhor de Portugal.

Alguns chefes de cozinha estão presentes e o local tem um horário bem estendido. E funciona bem para café da manhã, almoço ou jantar, principalmente quando nos perdemos nos passeios e chegamos aos restaurantes fora do horário de funcionamento. Detalhe: lá não aceita dinheiro, apenas cartão de crédito.

Localizada no Alentejo, a praia de Comporta está a 1:30 de carro de Lisboa. Vale muito a pena conhecer. Pouco explorado ainda pelos brasileiros, há dois hotéis maravilhosos que são o Sublime Comporta e o Quinta da Comporta. Para aqueles que gostam de beachs clubs e praias paradisíacas, esse é o lugar.

Comporta é a terra dos arrozais, lá se encontram os maiores campos de arroz de Portugal. O hotel Quinta da Comporta era um antigo armazém de arroz e eles mantiveram a sua estrutura original em parte do hotel. A piscina tem vista para os arrozais.

O Hotel Sublime é fantástico, todo moderno e bem decorado. Adorei conhecer as famosas piscinas biológicas. O seu Beach Club é muito agradável, e os pratos deliciosos. É necessário ir de carro do hotel para lá.

Outro Beach Club muito conhecido por lá é Comporta Café, ambos necessitam reservar.

Há 30 minutos de Lisboa em uma estrada linda vendo o Rio Tejo e depois o mar está Cascais, cidade charmosa para se visitar e também pernoitar. Existem vários vários hotéis ótimos e também casas para alugar.

O Bar do Guincho, na frente da praia, tem um ambiente muito descontraído para passar o dia com pratos supergostosos. Para um jantar à noite, o restaurante Confraria é excelente para comer um sushi de ótima qualidade.

O hotel Albatroz é um clássico em Cascais, fica bem no centrinho, mas a praia na frente é a mais movimentada de pessoas.

Para quem estiver com filhos, o Martinhal é fantástico, pois lá as crianças não são aceitas, mas sim esperadas, com menu por idade e toda estrutura necessária.

A rede também possui uma unidade em Lisboa e duas no Algarve. Eu me hospedei lá em Cascais, pois estava com um casal de amigos que levaram a filha pequena. E funcionou muito bem, além de todo o conforto do quarto.